O iF STUDENT DESIGN AWARD, maior prêmio internacional de design voltado a jovens talentos, acaba de anunciar os vencedores da edição de 2016. Entre 100 projetos premiados em países como Alemanha, Estados Unidos, Coréia do Sul, China, Suíça, a tipografia “Juntos” foi o único projeto brasileiro a entrar na lista de 2016, premiado na disciplina de comunicação. A tipografia, criada por Gabriel Ratzlaff, 34 anos, Carla Musa, de 24, e Emilly Ramos, de 25, é um projeto desenvolvido com estudantes de 7 e 8 anos da escola Otávio Rosa, de Novo Hamburgo. O objetivo era desenvolver uma tipografia coletiva e mostrar às crianças que, apesar das suas diferenças enquanto grupo, elas poderiam criar algo maior juntos.
- Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação
“A premissa do trabalho era ‘Impactar Vidas’. Escolhemos trabalhar com crianças sem saber ao certo qual seria o trabalho desenvolvido, e após pesquisa, percebemos o quão importante é para uma criança sair de um grupo social pequeno (família) para um maior (escola) e despertar nelas o sentimento de pertencer à algo maior”, conta Gabriel. A tipografia “Juntos” surgiu da sobreposição da escrita de cada um dos estudantes. E o trabalho foi além. “Juntamente com a fonte, nós os encorajamos a refletir sobre o trabalho em conjunto e sobre a sua identidade enquanto grupo utilizando o Design como uma ferramenta de mudança social”, reflete o estudante.
Sobre a conquista do iF STUDENT DESIGN AWARD 2016, o trio enfatiza a importância do design na sociedade. “Nós estamos imensamente felizes com essa premiação. É a prova de que o design não acontece apenas em países ricos e bem desenvolvidos e não está ligado somente às ferramentas ou tecnologia. Design são projetos de pessoas ajudando pessoas, com iniciativas que fazem deste um lugar melhor para todos”, diz Gabriel. A intenção dos estudantes é transformar o projeto em uma ferramenta educacional que possa alcançar o máximo de crianças possíveis. Gabriel, Carla e Emily são alunos de Design da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, e cursam o quinto semestre do curso.



