Em ano de crise, investir na casa própria fica ainda mais difícil, mas viver num imóvel alugado, ainda que com algumas restrições, não implica em abrir mão de conforto e bem-estar. Para ajudar a decorar o apê ou a casinha e transformá-lo em um verdadeiro lar – sem deixar o proprietário de cabelo em pé –, a LojasKD lista cinco dicas:
Use móveis extensíveis

Foto: Divulgação
Com imóveis cada vez menores, o mobiliário pode entrar em conflito com o espaço disponível na nova residência. Para que isso não aconteça, o ideal é apostar em móveis extensíveis, como bicamas, sofás-camas e mesas dobráveis. “Uma novidade são as cabeceiras e painéis de TV reguláveis. Às vezes, a pessoa troca de cama e de televisão, mas nem por isso tem que comprar novos acessórios, porque o que servia para o pequeno consegue se ajustar ao maior também”, explica Karen Goulart, designer da LojasKD.
Evite a quebradeira colocando o quadro na prateleira

Foto: Divulgação
Furar a parede para pendurar quadros muitas vezes pode gerar dor de cabeça com o locatário. Isso porque, por contrato, o novo morador não deve fazer mudanças como essas, consideradas permanentes. Uma forma de driblar isso – e ainda seguir uma das últimas tendências em décor – são as prateleiras para quadros (foto). Elas só pedem dois furinhos e dão um ar mais pessoal ao ambiente se decoradas não só com as molduras, mas também com objetos de valor emocional, como fotos ou souvenirs de viagens.
Cozinhas compactas

Foto: Divulgação
Na cozinha também não é preciso furação se escolhida uma compacta, já que os armários formam um conjunto só e a maioria dos modelos não requerem parafusos. “O mais bacana desse móvel é que ele possui nichos específicos para utensílios como micro-ondas, liquidificador ou forno elétrico”, conta Karen.
Opte por mobiliários com rodízio
Na hora de comprar novos móveis, é preferível escolher os com rodinhas e, portanto, fáceis de transportar e realocar em caso de uma nova mudança. “Os balcões com rodízios para a pia do banheiro são o exemplo ideal de item que poderia ser facilmente movido para outra casa ou até mesmo outro cômodo”, exemplifica a especialista.
Outras dicas
Algo essencial para a vida de locatário é sempre escolher mobiliários de qualidade, para aguentar quantas mudanças forem necessárias. “Se os móveis são bons, podem-se passar anos e eles simplesmente duram”, comenta Karen.
Ao ir às compras, também é imprescindível ter em mãos as medidas do cômodo que será remobiliado, para não ser surpreendido ao chegar em casa com o novo item. “Algo que não se pode esquecer é de medir os móveis que continuarão no ambiente e subtrai-los das áreas totais, assim não se corre o risco de o novo sofá caber na sala, mas não com a mesa de canto junto”, reforça a designer.
www.lojaskd.com.br