“Pessoas” expõe acervo de Assis Chateaubriand em Olinda

Alves Dias - Festa de Igreja. foto: Aurélio Velho

O Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC-PE), recebe neste sábado(18), as obras do acervo da Coleção Assis Chateaubriand.  A mostra intitulada “Pessoas” vai reunir mais de 300 obras que contam a história da arte moderna brasileira.

Candido Portinari - Homem com bicicleta, 1942. foto: Aurélio Velho
Alves Dias - Festa de Igreja. foto: Aurélio Velho
Telles Júnior - Engenho Cachoeirinha. foto: Aurélio Velho

A exposição acontece dentro da Galeria Tereza Costa Rêgo que fica no museu. Subdivida em três pilares: o retrato e o nu artístico; os personagens: reais e imaginários; cenas e lugares, a expo conta com nomes como o de Cândido Portinari, Ladjane Bandeira, Noêmia Mourão, David Hockney, João Batista da Costa e Antônio Gomide. A curadoria é da arquiteta e arte-educadora Lúcia Padilha Cardoso, também idealizadora do Projeto.

A  coleção faz um passeio pela História da Arte Brasileira com obras que vão desde o academicismo do século XIX até o modernismo dos anos 60, com quadros de grandes nomes da pintura nacional como Tomie Ohtake, Candido Portinari, Lasar Segall, Monabu Mabe, Francisco Brennand e Almeida Junior. Entre as obras, está o quadro roubado do paulista Portinari, intitulado “O Enterro”, de 1959, roubado do MAC e achado um ano depois no Rio de Janeiro; as gravuras de Djanira, uma das maiores gravuristas do modernismo; e a coleção Hollywood Collection, de 1965, com gravuras em cores do artista David Hokney.´

 

Exposição As Pessoas - Acervo Educativo do MAC-PE
Local: Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC-PE)
Abertura: 18 de Março de 2017
Horário: a partir das 15h
De 18 de março a 20 de junho de 2017
Visitação: de terça a sexta, das 9h às 13h.
Contato para agendamento das escolas: (81) 3184-3153

revistaSIM: Este post foi publicado, e/ou editado, pelo time da revistaSIM. (Envie seu release para release@revistasim.com.br)
Posts relacionados